Tecidos naturais x Tecidos sintéticos

Num passado semidistante, fui muito faceira aproveitar uma promo esperta e arrematei uma camisa social verde militar. O que a danada tinha de bela, tinha de quente. Infelizmente só descobri isso quando tive a brilhante ideia de usá-la para uma entrevista de estágio. No percurso ridículo de no máximo 15 minutos no buzão sauna de Salvador, suei como uma condenada e cheguei lá numa triste situação. Não foi legal. Além de tudo, como a cor era escura, tive que lidar com aquelas conhecidas manchas de suor BEM aparentes na roupa. Adivinha? Não passei na seleção.

Dramas à parte, tudo isso aconteceu por um motivo básico: o tecido da camisa era sintético e de baixa qualidade, incompatível com o calor absurdo que faz nessa cidade sol. Daí que agora, anos depois, já estudando sobre tecidos na faculdade de moda, descobri algumas coisas que agora venho compartilhar com vocês.

Primeiro de tudo, não podemos colocar, de forma irresponsável, uma hierarquia entre tecidos e dizer que os de fibra natural são sempre melhores que os de fibra sintética. Não é bem assim que a banda da tecelagem toca. Tudo depende da finalidade da compra.

Além disso, existem tecidos sintéticos de alta qualidade, já que a indústria têxtil vem investindo na tecnologia para aprimorar os produtos e agradar o consumidor.

Para evitar esse probleminha que passei é bem simples. Basta ler a etiqueta! Eu sei que você não lê e muito possivelmente também não saiba diferenciar lé com cré, mas um conhecimento raso já dá uma ajudada.

Tecidos naturais são mais leves e a troca de calor rola de modo mais efetivo, ou seja, você provavelmente vai suar menos. Tecidos sintéticos costumam diminuir essa troca com o ambiente, já que são como um plástico, então além de mais quentinho, não colaboram para deixar o desodorante em dias.

Imagina se cobrir de noite com um lindo lençol de poliéster? Talvez dormir com uma camada plástica não seja a coisa mais confortável a se fazer nesse verão eterno da nossa cidade. Mas talvez usar uma camisa de algodão não faça sentido num ambiente frio. Viu como tudo é adequação?

O mundo dos tecidos é muito vasto, mas umas noções iniciais já podem te ajudar na próxima compra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s