Não estou preparada para envelhecer

A música de Sandy nunca fez tanto sentido como agora: “sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem”. Correndo o risco de soar louca, tenho que confessar que estou assustada com a proximidade cada vez maior dos 30 anos.

Lá naquele passado distante da adolescência, imaginava que aqui, do alto dos 25, eu teria uma vida tão diferente. 25 é tão adulto, né? E isso é bom. Mas também ruim. Estou soando confusa, vou tentar me explicar.

Ao mesmo tempo em que sempre desejei fortemente ser adulta e independente, estou com uma síndrome torta de Peter Pan e quero ficar para sempre na casa dos 20. Dá pra entender?

Life 1

Apesar de suportar responsabilidades muito maduras, não consigo me visualizar com tanta idade. Olho pro futuro e imagino determinadas coisas tão distantes que não cabem na cabeça de uma pessoa de 25 anos.

E o sucesso que já deveria ter alcançado a essa altura do campeonato? E o mundo que eu já deveria ter conhecido? E as experiências incríveis e loucas que já deveria ter vivido? A minha listinha de pendências é imensa a ser completada até chegar aos 30 e bem proporcional ao meu desespero em pensar que talvez nada disso se realize.

A pergunta que Amarante, sempre muito sábio, fez a todos nós um dia vive rodeando minha mente: e se eu fosse o primeiro a voltar pra mudar o que eu fiz, quem então agora eu seria? Talvez o início do envelhecimento fosse mais feliz. Mas muito provavelmente não.

A verdade é que esse processo é tão interno que diz mais sobre o modo como vemos a nossa história do que a nossa história em si. Se para alguns, os meus feitos são muito para alguém da minha idade, para outros eles podem não ser absolutamente nada. Mas e para mim?

Live 2

Assim como uma amiga me disse certo dia, não quero ser uma pessoa que não sabe envelhecer. Para tanto, precisamos fazer o difícil exercício de reconhecimento das coisas boas que já aconteceram e de toda a sabedoria que a idade nos traz. Seja qual idade for. Esteja você em que fase da vida estiver. Porque se lamentar não pode ser uma alternativa, concorda?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s