Dicas de fotografia: entrevista com Marianna Calmon

Atualmente vivemos altamente conectados com o Instagram e outras redes que enaltecem a fotografia e nessa onda de postar a todo momento todo mundo que tirar a melhor foto sempre. Massa, legal, mas como fazer isso?

Como sou uma amadora no mundo da fotografia, chamei a fotógrafa Marianna Calmon para me contar umas dicas de quem entende do assunto. O post está cheinho de cliques lindos que ela fez para vocês babarem muuuito!

Processed with VSCO with a10 preset

Para quem ainda não conhece, a Marianna fotografa para algumas blogueiras aqui de Salvador, como Martinha Fonseca, e arrasa demais! Vem catar umas dicas e melhorar seu feed!

Quais os erros mais comuns que você observa nas fotos amadoras e como evitá-los?

Foto torta e horizonte torto, fundo muito poluído, com muitas distrações (por exemplo, uma lixeira, um carro, pessoas, fios, postes), cortar a foto logo acima da cabeça da pessoa e logo abaixo dos pés. Parece que a pessoa está sufocada na foto, sabe?

Sabemos que muita gente ama fotografar, mas nem todo mundo tem uma boa câmera profissional. Como podemos otimizar o uso da câmera dos celulares para obter uma qualidade o mais próxima possível das profissionais?

Limpar a lente sempre! Evite ao máximo usar o zoom. O zoom das câmeras de celular não costuma ser bom, o ideal é que você se aproxime daquilo que quer fotografar. Use sempre a maior resolução disponível no seu aparelho e edite as suas fotos. Por fim, treine o olhar, pratique. Parece blá-blá-blá, mas o mais importante é o que está atrás das lentes.

DH-87

Existem recursos “escondidos” nos celulares que sejam semelhantes aos de uma câmera profissional?

Depende do aparelho, mas sei que alguns tem uma função para fotos de objetos pequenos (geralmente o ícone é uma flor), HDR e alguns tem uma opção de colocar uma grade no visor (bacana para evitar aquele erro do horizonte torto).

E o que dificilmente conseguiremos reproduzir nos celulares, pois só câmeras muito boas possuem?

A nitidez da foto e a resolução.

Quais os itens técnicos básicos que devem ser observados no momento de fazer uma foto com o celular?

Muitas coisas: luz, foco, enquadramento, ângulo. Como na câmera do celular não temos como fazer muitos ajustes de iluminação, aconselho sempre que possível fotografar na sombra ou com uma luz mais suave do fim da tarde, por exemplo.

Para o foco tem aquela dica de clicar onde você quer que a lente foque. Já enquadramento e ângulo são mais pessoais, mas se movimente, abaixe, suba em um banco, ande, até achar o enquadramento que mais te agrada.

Observe o background da foto, como as lentes de celular normalmente deixam o fundo bem nítido o cuidado tem que ser dobrado. Para foto estilo “look do dia” uma parede ou um portão são sempre boas opções.

Processed with VSCO with c8 preset

O que você considera a coisa mais importante para a qualidade final de uma foto?

Falando tecnicamente são n fatores. Poderia colocar luz e enquadramento no topo da lista. Mas a verdade é que no final das contas o que mais chama atenção é o sentimento que você consegue transmitir através da imagem.

Todo mundo ama uma foto com fundo desfocado, mas é possível obter esse efeito com uma câmera de celular, ainda que eu não tenha um Iphone 7 Plus? Existem apps que nos ajudem a dar esse efeito?

Sou péssima em tecnologia, mas acho que não. Existem apps que criam esse efeito sim, mas eu particularmente acho que fica bem feio. Escolha um fundo bonito (um muro, um portão, uma planta ou até uma rua mais vazia) que a foto fica bem mais simpática do que aquele fundo borrado.

Processed with VSCO with a10 preset

Qual seria a maior dica para obter uma selfie perfeita no sentido de qualidade da foto?

Eu nunca tiro selfies, sou péssima! kkkk Mas use uma luz suave, como a de uma janela, sempre que possível.

Dentre os aparelhos celulares disponíveis hoje no mercado, qual você considera que possui a melhor câmera?

Como falei lá em cima não sou muito tecnológica, mas ouvi dizer que o Galaxy S8 tem uma câmera incrível.

Você costuma utilizar apps de celular para tratar as fotos? Quais você indicaria?

Editar as fotos é importantíssimo e eu particularmente acho divertido. Sou muito fã do VSCO, praticamente só uso ele. O Snapseed também é ótimo.

Mari

Essa é a Marianna. Ela tem 27 anos e há aproximadamente 3 anos e meio trabalha como fotógrafa profissional. Formada em administração, sempre quis trabalhar com moda e depois de fazer um curso de Fashion Image no Istituto Marangoni percebeu que fotografia de moda seria um caminho profissional de seu interesse. A Mari já fez alguns cursos de fotografia e nos contou aqui um pouco do resultado desses conhecimentos e experiência que adquiriu. 

Para quem, assim como eu, se encantou com as fotos, o instagram dela é o @mariannacalmon. Sigam por lá! Mari, muito obrigada por compartilhar essas dicas com a gente!

Eu amei ouvir um pouquinho de uma voz profissional e já estou levando duas coisas em conta na hora foto: limpar a lente (sério, estou meio que paranoica com isso haha, e não cortar a foto logo acima da cabeça e abaixo dos pés. NUNCA na vida ia pensar nisso sozinha! E vocês, no que estão precisando melhorar as fotos? Me contem nos comentários!

Não esqueça de seguir o blog no Instagram e no Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s