E se a gente não parecer mais magra naquela roupa?

Há algum tempo, venho pensando sobre como as pessoas usam a moda, as roupas e as técnicas de construção da imagem pura e simplesmente para se encaixarem nos padrões.

E antes de tudo, se você não aguenta mais falar sobre os padrões impostos pela sociedade e como é difícil lidar com isso, tenho que dizer que muito provavelmente você sempre esteve dentro deles e por isso não se importa ou, apesar de não estar no padrão, vive lutando para isso e considera super normal tentar se encaixar em algo que alguém algum dia disse que era o certo.

Pois então, parei pra perceber o quanto é chato que tantas dicas de como se vestir sejam basicamente truques para te deixar mais magra e alta. Imagine quão exaustivo e desestimulante deve ser para alguém acima do peso sair para comprar roupas pensando primeiramente que precisa esconder ao máximo seus quilos a mais.

Aliás, talvez esteja falando uma grande besteira, pois pensando melhor acredito que o grande problema das meninas plus size é encontrar roupas que lhes sirvam. A beleza, gosto e efeitos visuais da peça fatalmente ficam em segundo plano.

Mas então tudo parece pior agora, não? Além de nem sempre encontrar uma calça jeans feita para você, a quantidade de opções se limita mais ainda quando se percebe que ela tem que ser de cor escura, pra parecer mais magra, não pode ser skinny, pra não parecer mais gorda, não pode ter bolsos atrás, pra não aumentar mais ainda o bumbum avantajado, e nem bolsos faca na frente, para, adivinha só, não parecer mais gorda! E tudo isso apenas numa simples e básica calça!

calça-destroyed-jeans-clara

Não desmereço de modo algum a importância da imagem, de se vestir bem, estar bonita, confiante, feliz, mas não seria melhor se tudo isso fosse de acordo com seus próprios padrões? Não é melhor se sentir bela naquele look porque ele demonstra quem você é, sua personalidade, valoriza aquilo que você mais gosta em si mesmo, do que tão somente porque com ele você se imagina, numa ilusão, estar mais próxima do tal padrão de magreza?

top-cropped-plus-size-e-saia-bandage-ju-romano-gordinha

Sei que ao longo da história a sociedade sempre impôs padrões a serem seguidos, das mais diversas formas, e que sair deles é difícil e todo aquela problemática já conhecida. Não acredito que vamos mudar toda essa estrutura apenas com textões como esse e me incluo em absoluto na parcela da sociedade que não consegue se desapegar dessas imagens do corpo perfeito.

Até mesmo o conceito do tipo físico ideal tem tantas variáveis a depender do seu contexto social que fica impossível atender a todos. Pois então, em vez de vestir uma roupa pensando que ela deve te deixar com a cintura mais fina, por que não focar naquilo que você gosta em si mesma? Ainda que sejam seus seios pequenos quando a galera curte um silicone, pernas finas quando estão todos malhando em busca dos músculos aparentes ou sua barriga quando ela é apenas uma barriga e não um abdômen definido digno de antes e depois para instagram fitness.

saia-listrada-e-body-plus-size

Não sei se é possível definir aquilo que gostamos em nós sem sofrer a influência dos tais padrões impostos, mas se for, vamos praticar esse exercício de não tentar parecer mais magras e sim mais nós mesmas?

Se você gostou desse texto, concorda ou discorda, não esquece de comentar e deixar sua opinião. É assim que boas discussões acontecem!

OBS: os looks que ilustram esse post são da Ju Romano, blogueira plus size que arrasa na moda e na desconstrução de que só magra pode usar essa ou aquela peça.

Salvar

Anúncios

2 comentários em “E se a gente não parecer mais magra naquela roupa?

  1. Jessica amei o texto, super concordo e reflito sobre isso na hora de escrever! Acho que temos que quebrar padrões, nos aceitar e com certeza seríamos mais felizes sem tanta pressão de todos os lados: magreza, malhação, cabelo liso, roupa da moda…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s