História: como surgiu a moda!

Oi, gente!

Decidi trazer um conteúdo diferente do que tenho feito por aqui, mas que espero que seja do interesse de todos. Quando iniciamos um estudo mais aprofundado sobre moda, é muito comum que tenhamos uma visão geral sobre a história do seu surgimento e as diversas mudanças que ocorreram ao longo do tempo até chegarmos no estágio atual.

E eu, como boa amante de história, daquelas que tiravam 10 na escola (sim, me orgulho até hoje de ter decorado o nome de todos os presidentes do Brasil – o que eu já esqueci, óbvio), fico super animada em aprender qualquer tema com uma contextualização histórica da coisa toda, mesmo porque os fatos não surgem do nada.

Vou fazer um resumo BEM resumido mesmo, pra dar uma noção geral das coisas, mas a intenção é trazer sempre pequenas histórias sobre a moda por aqui.

Lá pelo final da Idade Média e início da Idade Moderna, no século XV, a burguesia, classe que hoje conhecemos como emergente, queria parecer com a nobreza, parcela da sociedade que sempre foi rica. Para isso, eles passaram a imitar as roupas usadas pelos nobres, que, claro não ficaram satisfeitos com essa situação.

Eis um modelito objeto de desejo dos burgueses. Simples, só pra ir ali à padaria mesmo, no máximo uma passadinha no shopping…

Rainha Elizabeth I

Se já está difícil a gente copiar aquele lookinho que as celebs internacionais usam nos red carpets, imagina copiar essas roupas e ainda pra usar no dia-a-dia, gente? Que trabalho!

Para fugir dos imitadores, os nobres começaram a mudar com certa frequência o estilo das roupas que usavam, pois precisavam se destacar na sociedade e serem reconhecidos por sua nobreza, afinal de contas, seja no lá pelos anos de 1400 seja por agora, não existe uma  pessoa rica que queira ser confundida com pobre, né?

henrique VIII

E foi assim, com essas constantes mudanças nas roupas, que os nobres imprimiram um conceito até então desconhecido para os homens: o de moda. A reinvenção desde esse momento nunca acabou, pois sempre na tentativa de se diferenciar, os nobres foram impondo novas características às suas vestimentas, formando um ciclo de inovação-imitação-inovação que conhecemos até hoje!

Atualmente, a moda continua sendo usada para distinção de classes, o que é inegável, mas felizmente não apenas para isso, mas também como uma forma de se diferenciar na multidão, de demonstrar a personalidade de quem veste, de muitas vezes expressar seu posicionamento acerca de algo, a crença, a profissão, são inúmeras as possibilidades, ainda que a façamos muitas vezes sem pensar. Mas essa vontade de copiar o outro não passou e até hoje lidamos com diversos modelos inspired ou meras réplicas de peças de luxo, mas esse é assunto pra um próximo post.

coco chanel

Gostaram de saber um pouco mais sobre a moda? Então deixa seu comentário, sugestão, curte, segue, faz tudo aquilo que vocês já sabem! Um beijo e até a próxima!

Anúncios

2 comentários em “História: como surgiu a moda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s